Participe

Você só tem a ganhar!

Fundamentos

O Projeto GaiaTerra busca a sensibilização e o envolvimento responsável de um grande número de participantes que abracem, formal ou informalmente, esta causa, sejam eles seus constituintes, seus colaboradores, seus parceiros ou o público amplo.

Nossa ação se insere naturalmente na comunidade, propiciando oportunidades de reflexão, orientação, aprendizado, reordenação econômica e inserção social.  Procuramos criar desta forma uma visão ambientalista para o nosso modo de viver, colocando em marcha, em nossa área de abrangência, o desenvolvimento sustentável preconizado pela Agenda 21.

A preservação ou mesmo a conservação dos recursos naturais não é alcançada por meio de uma visão ecologista tradicional, onde comumente estão dissociados ambiente e seres humanos, como em um museu antiquado; esta visão teve sua importância histórica superada pelo aprofundamento dos conhecimentos científicos e pela elaboração de uma visão mais abrangente.  Referimo-nos a esta como visão ambientalista, que considera a Humanidade como parte do ambiente, a ele integrada como todas as demais forças.

Rede de colaboraçãoObjetivos

Os valores e bens culturais são a base da organização social e política das comunidades, geram vínculos afetivos e morais, laços sociais, bem como idéias e produtos importantes para a continuidade e o desenvolvimento das estruturas organizacionais, institucionais, éticas, ecológicas e ambientais.

A tradução prática destes fundamentos aponta para a criação de uma rede de colaboração, um conjunto de ações que desenvolva e aplique uma apropriação ambientalista dos espaços e que promova e reforce laços sociais.

Nossas atividades pedagógicas e sociais destinam-se a diferentes públicos e faixas etárias, apresentam diferentes cargas horárias em função dos temas e são desenvolvidas em nossa região ou eventualmente em outras localidades.

Constituindo uma nova referência para o turismo ambiental do Estado de São Paulo, o município da Estância Climática de Santo Antônio do Pinhal tem recebido crescente apoio de instituições e pessoas de vários setores no sentido de promover a preservação e o desenvolvimento sustentável da cultura e do patrimônio ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.